A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, esteve hoje em São Paulo num encontro com empresários. Até aí, tudo bem.
O grande problema foi ela revelar o que, no fundo, todos sabíamos:
Quanto vai custar a Copa do Mundo no Brasil? "Eu desconheço qual é o valor que vai custar a Copa do Mundo no Brasil. Não há nenhum estudo que diga isso".
E se as obras de mobilidade urbana não resolveram o problema do transporte maciço de pessoas no dia dos jogos? "O funcionamento da Copa do Mundo, se eu der feriado no dia do jogo, a cidade vai estar em condições de não ter trânsito para a locomoção dos torcedores".
Não bastassem essas duas declarações infelizes, ela resolveu emendar mais uma: "Mobilidade urbana é um legado para as cidades mas não são [investimentos] essenciais para a operacionalização da Copa do Mundo".
Como alguém que ocupa o ministério do Planejamento não faz ideia de quanto será gasto com a Copa no Brasil? Por que o governo fez campanha para ter o evento sem saber quanto o mesmo iria custar? Isso é incompetência demais, no meu modo de ver. É descaso com o dinheiro público.
Fora os gastos com corrupção no evento, estes jamais saberemos quanto foi. De certo modo, a ministra tem razão em não estimar custos.
A improvisação no dia dos jogos é absurda. Como assim decretar feriado para resolver o problema diário dos brasileiros? O trânsito está cada vez pior, milhões de brasileiros gastam horas e horas para chegar nos seus destinos todos os dias. Esse seria o legado mais importante a ser deixado após esse evento, mas a ministra acha que não é essencial?!
Por favor, Dilma. Sei que está ocupada em Nova York, mas não custa nada. DEMITA IMEDIATAMENTE ESSA MINISTRA QUE NÃO PLANEJA, APENAS IMPROVISA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário