Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Fim de uma Era


Nesta quinta-feira, 29 de maio de 2014, aconteceu o que há muito os partidários do PT esperavam: o anúncio oficial de que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, irá se aposentar do cargo de ministro da Suprema Corte.

Barbosa definitivamente não foi "mais um" a passar pelo STF. Muito pelo contrário, sua presença foi garantia de momentos de tensão e polêmica. O presidente do Supremo ficou célebre após o julgamento da Ação Penal 470 - popularmente chamada de "mensalão". Pela primeira vez na história, pessoas da alta sociedade política e outros poderosos foram condenados e cumprem pena atualmente em presídios espalhados pelo país. Um marco sem dúvidas. Apesar de que quase todas as decisões no julgamento desde caso foram tomadas em decisão colegiada, foi, sem dúvidas, Joaquim Barbosa quem ganhou fama em todo país como pessoa ética, honesta e capaz de enfrentar as pressões dos poderosos em nome da Justiça, da lei que vale para todos.

Joaquim Barbosa fará muita falta no STF, que certamente ficará menor com sua saída. Que tenha muito sucesso na sua vida daqui em diante, são os votos do povo brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário